segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Deco anuncia sua aposentadoria do futebol

Deco em entrevista coletiva nas LaranjeirasUm dos grandes meias do futebol europeu nos últimos anos, Deco, nascido no Brasil e naturalizado português, anunciou sua aposentadoria do futebol na manhã desta segunda-feira aos 35 anos (completa 36 nesta terça), 17 deles dedicados ao futebol profissional.
"É com muita tristeza e pesar que comunico o fim de minha carreira como atleta profissional. Os últimos minutos na quarta feira pelo Fluminense foram os últimos dos 17 anos dentro de campo como jogador de futebol. Gostaria muito de continuar até o final deste Brasileiro e ajudar a colocar a equipe novamente na Libertadores. Mas não estou conseguindo", disse Deco, através de um comunicado oficial de sua assessoria.
"Quero agradecer ao Fluminense, Celso Barros e todos que trabalharam comigo nestes 3 anos e me deram a oportunidade de jogar no futebol brasileiro. Mais do que isso, pude participar e ajudar a conquistar dois títulos Brasileiros e mais o Campeonato Carioca. Fui muito feliz neste período no clube. Gostaria muito de ter ajudado muito mais o Fluminense, mas o meu corpo não me permitiu", completou o meia, que vem lutando contra as lesões recentemente. "Deixo claro que me dediquei, esforcei e muitos me apoiaram para que eu seguisse até o final de ano. Fisicamente poderia jogar, mas os meus músculos não suportam mais. Obrigado a todos e pela confiança e carinho", concluiu.
Revelado nas categorias de base do Corinthians, Deco saiu do Brasil em 1997 ainda desconhecido. Depois de passagens por clubes menores em Portugal, ele brilhou no Porto e foi campeão da Champions League em 2004 como camisa 10 dos Dragões.
Dali, foi vendido para o Barcelona, onde ficou até 2008, quando foi parar no Chelsea, último clube que jogou na Europa antes de ir para o Fluminense, em 2010.
Conquistou 23 títulos. Foram 11 pelo Porto, 5 no Barcelona, 4 no Chelsea e 3 no Fluminense. Na seleção de Portugal disputou duas Copas do Mundo e duas Eurocopas em 7 anos. Com 75 jogos deixou a seleção como décimo jogador que mais vestiu a camisa da seleção portuguesa.