sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Carta aberta à Presidente Dilma Rousseff

Caríssima Tia Dilma:
Escrevo estas mal traçadas já sabendo que carta não é um meio de comunicação que tem lhe trazido boas notícias. Também quero deixar claro que admiro sua história de resistência contra ditadura e lhe agradeço por isso, foi gigante. Eu não sou ninguém e ninguém continuarei sendo, portanto, me permito a dar conselhos. 
Não sei se o seu padrinho já lhe deu esse, mas, fora ele ninguém deve ter tido essa iniciativa, temendo sua reação (dizem que seu mau humor é ótimo). Bom, é o seguinte: a senhora precisa renunciar. Tia Dilma, do fundo do meu coração: a senhora está ilhada, ninguém (nem seu partido e nem seu padrinho) compraria uma bicicleta usada de sua propriedade. 
Para o Brasil, a senhora é página virada. Fez um péssimo primeiro governo gastando o que não tinha e depois mentiu descaradamente para ganhar um novo mandato (aliás, sua campanha foi para a cadeia junto o ilusionista que a escreveu). Não começou um segundo governo e insiste em nos brindar com a mesma incompetência e faz-de-conta. Pare. Seu teatro não funciona mais e a plateia estoca ovos e tomates. 
Em termos de popularidade, a senhora é um sub-Collor. A reforma da previdência é urgente e necessária, seu partido discorda e, caso a senhora apresente (duvido), votará contra; sobre suas medidas na economia (Deus me livre!!!) o seu partido pretende lançar um Plano de Emergência (veja a confiança deles na senhora). 
Assistiu ao programa do seu maior aliado ontem? Viu o que pensam da senhora, não é!? Vai na festa de 36 anos do seu partido no sábado? Não acho que o impeachament esteja morto, o raciocínio é o seguinte: a deputadaiada se alimenta do povo, o povo se alimenta da economia, o impeachament se alimenta das ruas e as ruas se alimentam do povo. Fui claro!? Também tem o TSE, tá feia a coisa por lá. Não acho que nenhum dos possíveis substitutos seja um Estadista, não temos uma referência, foram-se todos (Aécio é fraco; Lula é porta de cadeia; Alckmin é autoritário; Marina é vazia; Serra é egocêntrico; Ciro é louco e Temer é o PMDB), porém, qualquer um deles, hoje, causa menos dano do que a senhora. 
Sua inabilidade política é deixar qualquer Mercadante ruborizado, basta ver o apoio que a senhora tem no Congresso, já a parte gerencial, Deus do céu. 
Só para ter ideia a senhora teve 99 ministros desde 2011, como comparação nos 67 anos de Império tivemos 46 marqueses (ministros). Cá entre nós dois, custava a senhora seguir dois conselhos de Lula (SÓ DOIS): não brigar com o Cunha (que ia de sujar mesmo) e deixar a economia com o Meirelles!!??? 
A senhora acabou com as conquistas dos governos FHC e Lula, rebaixou o Brasil, arruinou a economia e ressuscitou a inflação e põe a culpa em uma imaginária crise mundial e ainda quer criar mais um tributo!!!! Com sua contabilidade criativa, arrasou as finanças públicas. 
Ah, sim, o que tomei como pessoal: aumentar tributo de chocolate é o fim da picada. Tia Dilma, hoje a senhora é um gol da Alemanha. Nestes momentos é preciso grandeza e, por vezes, sair de cena é uma grande contribuição. Pode escolher entre arrastar correntes até o final e nos levar, possivelmente, a um beco sem saída ou deixar a ribalta. 
Sim, renuncie. Nesta altura do campeonato, sinceramente, seria seu único honroso gesto.
Cordialmente,
Hélio Tomaz de Aquino Júnior.