quarta-feira, 5 de abril de 2017

Crise na Venezuela afeta até a fé dos fiéis na Semana Santa

É preciso recorrer ao mercado negro para encontrar farinha para fazer hóstias
A falta de farinha de Venezuela é tão grande que está em risco o fabrico de hóstias para a Semana Santa, noticia o jornal El Universal. “Se não há farinha, não há hóstias, e sem hóstias não há eucaristia”, disse a freira Concépcion Gómez, superiora das Servas de Jesus, na paróquia de Altagracia, um dos principais centros de produção de hóstias na capital.
É a primeira vez em 40 anos que se dá uma crise como esta, sublinhou a superiora da comunidade, que em situação normal produziria 80 mil hóstias diariamente. Falta farinha na Venezuela, e falta pão, e por causa disso o Estado tomou a decisão de expropriar padarias, a grande maioria das quais é propriedade de emigrantes portugueses e mandar perto de 4000 fiscais para as ruas, para verificar se os padeiros não desviam farinha para fazer bolos e croissants, bens de consumo mais caros.
Mas como o problema é a falta de matéria-prima, é improvável que a solução para haver pão – ou hóstias – esteja na intervenção estatal. A Federação da Indústria de Panificação diz que para garantir o fabrico contínuo de pão no país seria necessário que chegassem mensalmente à Venezuela 120 mil toneladas de trigo. Isso quer dizer que até Março deveriam ter entrado 360 mil toneladas, explica o jornal El Nacional. Mas só chegaram 90 mil toneladas, ou seja 25% do necessário. Não há nada para os extras da Páscoa, e a importação de cereais é um monopólio estatal. As freiras vêem-se obrigadas a recorrer ao mercado negro para encontrar farinha. As hóstias são finas, com pouca farinha, desintegram-se facilmente, e em algumas paróquias têm de ser racionadas, divididas em quatro pelos párocos. Quando tudo o resto falha, resta o apelo à solidariedade: é o caso da campanha “doe farinha por amor a Deus”, para tentar arranjar matéria-prima para a hóstias da Páscoa.

Fonte: https://www.publico.pt/2017/04/01/mundo/noticia/na-venezuela-falta-farinha-nem-para-as-hostias-da-semana-santa-1767387