O futebol brasileiro terá grandes mudanças na temporada 2013. A partir desse ano, os clubes que se classificarem para a Copa Libertadores também poderão disputar a Copa do Brasil. Assim, o campeão do torneio nacional terá a possibilidade de defender o título na edição seguinte, o que não ocorre hoje, já que o time se classifica para a Libertadores e fica fora da copa nacional seguinte.
Entre as novidades anunciadas ontem pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, com o objetivo de valorizar a competição, está o aumento do período de disputa da Copa do Brasil, que se estenderá até novembro, permitindo que os times disputem a Libertadores no primeiro semestre e o torneio nacional no segundo, a partir das oitavas de final.
A Copa do Brasil começará com 80 equipes e, depois de três fases eliminatórias, chegará a 10, quando entrarão na disputa os seis times da Libertadores para formarem as oitavas de final. Caso o país tenha apenas cinco representantes na competição sul-americana, a sexta vaga será preenchida pelo mais bem colocado no ranking de clubes da CBF.
A partir de 2013, será a Copa do Brasil que indicará os representantes brasileiros da Sul-Americana, que não terá mais a fase nacional. Dois oito eliminados nas oitavas de final, os quatro melhores, de acordo com a colocação no Campeonato Brasileiro do ano anterior, terão vaga na Sul-Americana. Assim, um time pode, numa mesma temporada, disputar a Libertadores no primeiro semestre, a Copa do Brasil e a Sul-Americana no segundo, além do Estadual e do Brasileiro.
NORDESTE A Copa do Nordeste é outra novidade para daqui a dois anos. De 1994 a 2003, a competição foi um sucesso e voltou a ser disputada nesta temporada, sem o aval da CBF – o Vitória foi o campeão. Terá 16 equipes, definidas pela colocação nos estaduais do ano anterior (três baianos e pernambucanos, dois cearenses, potiguares, alagoanos, paraibanos e sergipanos). O torneio utilizará as 12 primeiras datas do ano, entre janeiro e março, e, com isso, seus participantes vão entrar na segunda fase dos respectivos estaduais. Os times serão divididos em quatro grupos de quatro, com os dois melhores de cada se classificando para a fase final, que passará a ser disputada em mata-matas até a fim.
Fonte: http://www.superesportes.com.br/app/1,307/2011/12/02/noticia_copa_do_mundo,203429/avancos-no-futebol.shtml