segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PF fará 'investigação rigorosa' sobre suposta fraude na Caixa

O  ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta segunda-feira que a Polícia Federal (PF) fará uma "investigação séria e rigorosa" sobre a denúncia de comercialização de papéis da dívida pública por preços muito acima do mercado, se valendo de queda do sistema informatizado da Caixa Econômica Federal.
"Essa questão está sob apuração da Polícia Federal, a PF tem já um inquérito e está apurando cuidadosamente os fatos. A PF tem autonomia e vai fazer uma investigação séria e rigorosa para verificar o que aconteceu e apontar eventuais responsáveis pela pratica de ilícitos", disse Cardozo, que participou nesta segunda-feira da posse da nova ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Maria Weber.
De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo, a corretora carioca Tetto vendeu a empresas e a um fundo de pensão estatal os papéis com supervalorização supostamente fraudada. A definição do preço da transação se valeu do fato de o sistema de informática da Caixa ter ficado fora do ar por quase um ano, de setembro de 2008 a agosto de 2009.
Como os papéis são garantidos por um fundo do governo, se todos os compradores forem à Justiça reclamar da sobrevalorização, a União poderá ter de arcar com o R$ 1 bilhão.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5525377-EI5030,00-PF+fara+investigacao+rigorosa+sobre+suposta+fraude+na+Caixa.html