Alguns dos principais provedores de Internet no sul do Brasil saíram do ar nesta quarta-feira (25) por conta de um rompimento dos cabos de fibra ótica na região. Usuários das operadoras GVT, TIM, Intelig, Vivo e Eletronet ficaram sem acesso à Internet e aos serviços de telefonia. O problema principal aconteceu no local onde são administradas estas conexões, em São Paulo. Os principais afetados pela queda do sinal são usuários de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No entanto, em São Paulo também há reclamações de intermitência.
Cabos que fazem a transmissão dos dados da cidade de São Paulo para Curitiba teriam se rompido, e as rotas alternativas, compartilhadas por outras empresas, também apresentaram problemas.
O que acontece é que operadoras de telecomunicações, como Vivo e TIM, utilizam a mesma estrutura e quando o sinal de uma delas cai é bem provável que isso se reflita nas outras. A GVT admitiu, em comunicado enviado à imprensa, que seus usuários estão com dificuldades de acesso e confirmou que o serviço foi afetado porque "três pontos da rede de longa distância que fazem a comunicação de dados para várias operadoras da região foram rompidos".
Nesta tarde, as palavras "TIM e VIVO" e "GVT" entraram nos Assuntos do Momento do Twitter. As reclamações dos usuários retratam a indisponibilidade dos serviços principalmente no Sul do país, mas também há notícias de instabilidade em outras cidades, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/04/rompimento-de-cabos-de-fibra-optica-deixa-usuarios-do-sul-do-brasil-sem-internet.html