Numa reunião na sede do Flamengo na manhã desta quinta-feira, nasceu a Liga Sul-Minas-Rio, com seu primeiro estatuto assinado por treze clubes. Os fundadores da liga são Flamengo, Fluminense, Inter, Grêmio, Atlético-MG, Cruzeiro, Coritiba, Atlético-PR, Joinville, Chapecoense, Criciúma, Avaí e Figueirense.
Com a liga oficialmente fundada, começam agora as negociações para viabilizar a criação de um campeonato, a ser disputado no primeiro semestre. A ideia é que o torneio seja disputado por dez clubes (dois de cada estado), em oito datas, já no ano que vem.
- A intenção é fazer já em 2016, no ano que vem. Tem que adaptar ao calendário dos estaduais. A competição terá oito datas, eu acho que não terá problema - declarou ao blog Delfim de Pádua Peixoto, da Federação Catarinense de Futebol, única que apoia abertamente a criação da liga.
O torneio, se chegar a ser criado, terá dois representantes de cada estado fundador da Liga. No caso de Santa Catarina, os escolhidos seriam Figueirense e Criciúma, que são os dois primeiros do estado no ranking da CBF.
- Agora vai haver a contratação de um CEO da liga, e vamos começar a pensar em regulamento, financiamento, formato, tribunal de penas, disciplina financeira. Temos certeza absoluta que a CBF vai oficializar a criação dessa liga - declarou o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan.
O estatuto da nova liga será entregue para a CBF já na tarde desta quinta-feira. Há algumas semanas o blog questionou o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, sobre a liga. "Não estimulamos nem criticamos, apenas observamos", respondeu ele na ocasião. O presidente da Federação Gaúcha, Francisco Noveletto, é contra a liga.
O primeiro presidente da Liga Sul-Minas-Rio é Gilvan Tavares, do Cruzeiro. O vice é Nilton Machado, do Avaí, e o secretário da nova entidade é Maurício Andrade, diretor-executivo do Coritiba.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/com-fla-e-flu-nasce-liga-sul-minas.html