sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O mundo perde uma estrela: Zilda Arns

O mundo perdeu no dia 13 de janeiro deste ano um dos seus maiores ícones de ajuda aos que são menos favorecidos. Zilda Arns Neumann, médica sanitarista, mulher guerreira, fundadora da Pastoral da Criança, órgão da Igreja Católica que tem salvo milhões de crianças mundo a fora com um acompanhamento sério realizado por voluntários em crianças e gestantes ajudando a diminuir drasticamente o número de óbitos.
Nascida em Santa Catarina em 1934, Zilda mesmo tendo viajdo por todo o planeta, toda vez que falava trazia aquele sotaque típico da colonização germânica.
Católica paticante, dona Zilda Arnas tem a religião no sangue da família. É irmã de Dom Paulo Evaristo Arns e Dom Crisóstomo. Fou junto com Dom Paulo que Zilda, em 1982 teve a brilhante idéia de que a Igreja poderia ajudar a reverter a situação de mortalidade infaltil no Brasil. A idéia da Pastoral da Criança deu certo, ganhou força e teve até o apoio da UNICEF.

Seu nome recebeu duas indicações ao Nobel da Paz que infelizmente não veio, haja visto toda a politicagem que existe neste prêmio.

Zilda faleceu esta semana no terrível terremoto no Haiti.