terça-feira, 1 de junho de 2010

Ressaca do mar arrasa o norte de SC

A praia de Salinas, em Balneário Barra do Sul, Litoral Norte de Santa Catarina, tinha restinga (vegetação de praia) e uma faixa de areia convidativa aos banhistas até esse mês de maio, pois a ressaca do mar neste final do quinto mês de 2010 mudou a paisagem da costa de Barra do Sul.
Agora, um muro de contenção de pedras, colocado pela Defesa Civil para evitar o avanço do mar tem o trabalho de cuidar do restante. A ressaca fez com que a duna com vegetação e a faixa de areia foram levadas pelas ressacas das últimas semanas.
A mudança na praia assusta moradores, mas não é um fenômeno inédito, segundo pesquisadores.


O município de Barra Velha também sofreu com a ressaca do mar em Santa Catarina. A maré destruiu completamente a rua Armando Petrelli, que ligava o centro até a localidade da Barrinha. Os moradores só conseguem sair a pé e estão sem serviços básicos, como coleta de lixo. A rua simplesmente não existe mais no local. A invasão do mar também pode afetar a rede elétrica. Como a maré está sumindo com as ruas, os postes de luz estão instáveis. Se a maré subir ainda mais, alguns postes podem cair.

A Prefeitura do município ainda não sabe informar o valor total dos prejuízos