sexta-feira, 2 de março de 2012

Fifa admite erro no Mundial de 2000 vencido pelo Corinthians

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, admitiu que houve erro na organização do Mundial de Clubes de 2000, vencido pelo Corinthians. De acordo com o dirigente da entidade, o torneio sediado em São Paulo e Rio de Janeiro não teve um bom formato, o que resultou na final entre o alvinegro paulista e Vasco, dois times do mesmo país. Blatter afirmou em um discurso antes do sorteio das chaves da edição de 2010, em Zurique (Suíça), que a competição teve de ser alterada nas edições posteriores. - Sentimos que algo estava errado e precisávamos de outro formato, pois tivemos o que não poderíamos ter: dois clubes do mesmo país na final. Então tivemos que interromper a competição, por diferentes razões. Nos anos seguintes, houve outros problemas na Fifa.
O formato do Mundial de 2000 foi dois grupos com quatro times cada. Corinthians e Vasco terminaram em primeiro em suas chaves e se enfrentaram na decisão. O terceiro lugar foi decidido entre Real Madrid e Necaxa, do México. A Fifa interrompeu a organização do torneio após o título corintiano e só voltou em 2005. O formato escolhido foi de mata-mata, com os campeões da Libertadores da América e da Liga dos Campeões já entrando na semifinal. O campeão naquele ano foi o São Paulo.
O Mundial vencido pelo Corinthians já havia ganhado nova polêmica na semana passada, quando o lateral-esquerdo do time, Roberto Carlos, concedeu entrevista na qual revelou o desdém dos jogadores do Real Madrid (time no qual era jogador na época) pela competição. Segundo ele, o torneio era chamado de "Mundialito" por seus companheiros.