segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Se o mundo não acabar em 2012 vai acabar em 13 de abril de 2029

Astrônomos especialistas em asteróides disseram nesta segunda-feira que aumentou a probabilidade de o asteróide 2004 MN4, que mede cerca de 400 metros de largura, colida com a Terra. A colisão já teria até data marcada:
13 de abril de 2029
A boa notícia é que, até esse dia, cálculos mais precisos descartem qualquer possibilidade de choque.

- Podem ser esperados mudanças lentas no cálculo da trajetória do asteróide nos príxmos dias e semanas, mas provavelmente nada muito importante ocorrerá a menos que tenhamos dados novos do radar observatório de Arecibo (Porto Rico) - disse Don Yeomans, especialista em asteróides do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, agência espacial americana.
De acordo com os cientistas no site space.com, na última quinta-feira, a probabilidade de colisão do corpo celeste com a Terra é de um para trezentos. Um dia depois, entretanto, munidos de mais dados, os especialistas deram nova probabilidade: um para 63. Nesta segunda-feira, novos cálculos deixaram a comunidade científica mais preocupada, com probabilidade de choque de um para 40, ou seja, 2,6%.
Além disso, os astrônomos assinalaram que o asteróide tem classificação de risco de quatro na escala de Turim, uma marca sem precedentes.
A escala classifica o risco de que asteróides e cometas se choquem com a Terra e serve para que astrônomos e o público avaliem a gravidade dos cálculos sobre possíveis "encontros próximos" durante o século 21.
http://video.br.msn.com/watch/video/cenas-do-apocalipse/ru019io1