segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Quem não justificou o voto tá ferrado!

O eleitor que não votou nem justificou a ausência nas últimas três eleições tem até 29 de abril para fazer a justificativa. Quem não se regularizar na Justiça Eleitoral terá o título cancelado em 2 de maio.
Os eleitores que deixaram de votar no primeiro ou segundo turno também devem providenciar a justificativa, já que cada etapa de um pleito equivale a uma eleição. Ou seja, quem não votou neste primeiro ou segundo turnos das últimas eleições já deixou de votar em duas.
Quem estiver em dúvida sobre sua situação eleitoral deve acessar o link de consulta no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Para justificar a falta, o eleitor precisa ir ao Cartório Eleitoral mais próximo e pagar a multa de R$ 3,50.
Em Ribeirão Preto, mais de 70 mil eleitores deixaram de votar no primeiro turno e mais de 85 mil não compareceram às urnas no segundo turno – números que equivalem a 17,25% e 21,20% do total de 388 eleitores da cidade.
O cancelamento do título inviabiliza a expedição de documentos como passaporte e carteira de identidade. Estão isentos analfabetos, menores de 18 anos e maiores de 70 anos, aos quais é garantido o voto facultativo.