Um túnel das obras de transposição do rio São Francisco desabou parcialmente, na última quarta-feira, 20, em Mauriti, no Cariri cearense. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o deslizamento ocorreu “devido à consistência não uniforme do solo encontrado naquele ponto”. O túnel Cuncas I liga Mauriti, no Ceará, ao município de São José de Piranhas, na Paraíba.
No desabamento, nenhum trabalhador ficou ferido. Segundo nota divlugada pelo Ministério na tarde desta quarta-feira, 27, "o Consórcio Construtor Construcap/Toniollo e Busnello/Ferreira Guedes, responsável pela execução do trecho, suspendeu as atividades para que sejam realizadas novas análises e estudos do solo".
O Ministério da Integração Nacional afirma ainda que as visitações no trecho estão temporariamente suspensas por motivo de segurança. “Tão logo sejam concluídos esses estudos, novas ações serão implementadas visando à regularização do serviço”, afirma.
As outras duas frentes de serviços da construção do Cuncas I, que estão localizadas no meio e na saída do túnel, estão funcionando normalmente, informa a nota.