sexta-feira, 10 de junho de 2011

Twitter ganha versão em português e sistema de encurtamento de URLs

Nesta semana o Twitter ganhou duas importantes funcionalidades: o sistema passou a ter uma nova versão em português brasileiro, traduzido com a ajuda de colaboradores. Segundo o site oficial, esta foi a língua em que a tradução foi mais rápida, levando apenas três dias, e com a participação de centenas de voluntários.
A segunda já era aguardada: o Twitter agora terá um sistema de encurtamento de URL próprio, que deixará os endereços com no máximo 19 caracteres. Quando publicado, será possível ver a primeira parte do endereço do link no tweet, diferente dos sistemas de terceiros em uso atualmente, que utilizam uma combinação aleatória de caracteres no link, o que torna impossível saber para que site o usuário será encaminhado.
Além deste novo recurso, o Twitter irá exibir uma mensagem de alerta, caso o usuário clique em links de sites considerados maliciosos ou inseguros. Os outros serviços utilizados hoje, como o bit.ly ou o brasileiro migre.me continuarão funcionando normalmente, e vão continuar sendo uma opção interessante para aqueles que desejam estatísticas sobre cliques em seus links, já que este serviço do Twitter não terá esta ferramenta.
O Twitter já "está piando" em português desde segunda-feira, já o recursos de encurtamento foi disponibilizado na terça. Por hora, o encurtamento nativo da plataforma não está funcionando no Brasil.