segunda-feira, 16 de abril de 2012

Atirador alega legítima defesa ao matar 77 na Noruega

Anders Behring Breivik levanta o punho ao chegar à corte para o primeiro dia de julgamento em Oslo
O julgamento do extremista de direita Anders Behring Breivik pelo assassinato de 77 pessoas na Noruega em julho do ano passado começou nesta segunda-feira (16) em Oslo, com a presença do acusado. Anders Behring Breivik, que admitiu ser o autor da matança, declarou-se inocente. "Reconheço os fatos, mas não reconheço minha culpa no sentido penal", disse o acusado, acrescentando que atuou em estado de "legítima defesa".
A juíza Wenche Elizabeth Arntzen iniciou as deliberações após a entrada de Breivik na sala. Ele cumprimentou os presentes -- em parte familiares das vítimas -- com o punho direito fechado, saudação da extrema-direita. Também se apresentou como um “escritor” e questionou a legitimidade da corte para julgá-lo.
"Não reconheço a autoridade da corte. Vocês receberam seu mandato de partidos políticos que apoiam o multiculturalismo", disse ele ao tribunal.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2012/04/16/comeca-julgamento-de-atirador-da-noruega-pela-morte-de-77-pessoas.htm