segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ministro muda voto e 4 réus devem ficar livres do crime de quadrilha

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello mudou nesta segunda-feira (10) o voto sobre quatro réus do processo do mensalão em formação de quadrilha e com isso, eles devem ficar livre da pena por este crime. Mello absolveu o ex-deputado Pedro Corrêa, o ex-assessor parlamentar João Cláudio Genu e o sócio da corretora Bônus-Banval, todos ligados ao PP, porque entendeu que não se pode configurar uma quadrilha com três pessoas. Além disso, o ministro afirmou ter reavaliado o processo e ter entendido que Rogério Tolentino não integrou a quadrilha formada pela cúpula do PT, grupo de Marcos Valério e ex-dirigentes do Banco Rural.
Os quatro haviam sido condenados por 6 votos a 4. Com a mudança, o placar passa para 5 a 5. O Supremo entendeu, durante o julgamento, que o empate deve favorecer o réu. O novo resultado ainda não foi proclamado pelo presidente do Supremo, Joaquim Barbosa.
Após o voto de Mello, Barbosa afirmou que vai conferir se a mudança leva ao empate e, se confirmado, os réus serão absolvidos de quadrilha. Fonte: