quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Tem como não questionar o Mundial de 2000? Por @ggrohmann


O primeiro Mundial de Clubes organizado pela FIFA nunca teve sua validade discutida, mesmo porque conta com a chancela da entidade máxima do futebol, mas sempre teve sua importância questionada.
Talvez pela maneira meio desleixada com que foi organizado.
Pela polêmica envolvendo a participação do Vasco da Gama, campeão da Libertadores de 1998, e não do Palmeiras, campeão de 1999.
Ou pelo fato de todos os times terem sido “convidados”, já que nos regulamentos da Liga dos Campeões, Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa da Ásia e etc, nada constava sobre a classificação dos campeões para tal Mundial.
Os corintianos sempre alegavam perseguição dos “antis” ao debater aquele torneio, sem perceber que independentemente do detentor do troféu, aquele título sempre seria discutido.
Mas agora, talvez mesmo sem saber, a torcida do Corinthians mostra que ela mesma não dá muito importância para o Mundial de 2000, a não ser para zombar dos rivais palmeirenses, que não possuem tal troféu.
Apesar dos absurdos atos de vandalismo de alguns torcedores marginais que deveriam estar presos, a festa da torcida corintiana no embarque para o Japão foi sensacional.
Parecida com a que fizeram para o Santos, no ano passado, e para o São Paulo, em 2005, mas obviamente em maior número, já que a torcida alvinegra é a segunda maior do país (só perde para a do Flamengo).
Mas alguém se lembra de festa parecida em 2000, no embarque do Timão para o Rio de Janeiro, para disputar a final do Mundial contra o Vasco?
A previsão de 20, 30 ou 40 mil corintianos no Japão também deixa claro a diferença de tratamento entre o torneio de 12 anos atrás e o de hoje.
Levando em consideração o número de torcedores e a distância entre a cidade de São Paulo e o estádio da final do Mundial, se 30 mil corintianos estiverem mesmo no Japão, o Maracanã deveria, no mínimo, ter sido novamente invadido pelos alvinegros paulistas em 2000.
Portanto, corintianos, não fiquem bravos quando questionarem a importância do tal primeiro campeonato mundial organizado pela FIFA, pois vocês mesmos estão mostrando que a relevância dele é um pouco menor do que dos outros. Se não pelas palavras, pelas atitudes... Fonte: http://terceirotempo.bol.uol.com.br/noticia/tem-como-nao-questionar-o-mundial-de-2000-por-ggrohmann-76553?utm_source=Terceiro+Tempo&utm_medium=Futebol+%C3%A9+com+o+Milt%C3%A3o