quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Rapaz encontra pepita de cinco quilos


«Febre do ouro»: Prospector amador encontra pepita de cinco quilosA pepita em forma de «Y» foi encontrada a uma profundidade de pouco mais de60 cm, nos arredores da cidade de Ballarat, graças a um pequeno detector de metais portátil.
«O prospector disse que o som parecia de uma capota de um carro nos seus headphones», escreveu TroyAurum, que fez o upload do vídeo para o YUoutube.
«Estava debaixo da terra com a parte larga virada para cima e ele cuidadosamente desenterrou-a», acrescentou.
A descoberta, feita na quarta-feira num popular local de prospecção a cerca de110 Kmde Melbourne, foi confirmada por Cordell Kent, chefe da loja de ouro da cidade.
«Muitas pessoas pensam que os campos de ouro de Victoria estão mortos e já não resta nada, mas ele trabalhou numa área que já tinha sido explorada e foi persistente, e acabou recompensado», sublinhou Kent, que procura um comprador para a pepita.
O responsável apontou que se tratava da maior pepita que viu nos seus 20 anos de trabalho na área.
«Temos 800 prospectores nos nossos registos e só dois alguma vez encontraram pepitas com mais de100 onças[2,834 Kg]», explicou, dizendo ainda que a soma total das suas descobertas era pouco mais daquele peso.
«Só foram encontradas uma ou duas pepitas [tão grandes], e foram descobertas há muito tempo».
Kent afirmou que a pepita pode valer mais de 300 mil dólares australianos [mais de 238 mil euros]. O prospector optou por manter-se anónimo.
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=610888