quinta-feira, 22 de maio de 2014

PF vê indício de 'organização criminosa no seio' da Petrobras

Ofício enviado pelo delegado da Polícia Federal Cairo Costa Duarte, da Divisão de Repressão a Crimes Financeiros, ao juiz federal do Paraná Sérgio Fernando Moro, responsável pelo processo da operação Lava Jato, afirma que a PF apura a existência de uma "organização criminosa no seio" da Petrobras. 
Duarte relaciona a operação Lava Jato, que investigou suposto esquema de lavagem de dinheiro, com a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), em 2006, a US$ 1,2 bilhão. A PF apura indícios de recebimento de propina pelo ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa no suposto equema e o aponta como ex-representante da estatal no Comitê Interno da Refinaria de Pasadena. A Polícia Federal abriu ao menos três inquéritos para apurar denúncias contra a estatal – a compra da refinaria de Pasadena, em 2006, suspeitas de que funcionários da Petrobras teriam recebido propina de uma empresa holandesa durante assinatura de contratos e a venda da refinaria de San Lorenzo (Argentina), em 2010. 

A compra da refinaria de Pasadena e outras questões que envolvem a Petrobras, como a construção da refinaria de Abreu e Lima, no Porto de Suape, em Pernambuco, são investigadas por uma Comissão Parlamentar  de Inquérito (CPI) no Senado. 
"Apura-se a possível existência de uma organização criminosa no seio da Empresa Petrobras que atuaria desviando recursos com consequente remessa de valores ao exterior e retorno de numerário via empresas off shore", diz o delegado no ofício. 
No ofício, de 22 de abril, o delegado havia pedido que os documentos fossem compartilhados com os responsáveis pela apuração da compra da refinaria de Pasadena. Duarte diz ao juiz federal que o compartilhamento dos dados seria "de grande valia" e que a medida se faz necessária.

http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/05/pf-ve-indicio-de-organizacao-criminosa-no-seio-da-petrobras.html