terça-feira, 2 de setembro de 2014

Corinthians pode perder os pontos de seis partidas no brasileirão por escalar jogador irregular

Uma falha no registro do meia Petros no Boletim Informativo Diário da CBF (BID) pode complicar o Corinthians com o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). De acordo com informações publicadas pela edição desta terça-feira do diário Lance!, após a assinatura do contrato mais recente do jogador com o clube paulista, em agosto, o nome do atleta apareceu no sistema antes mesmo de o vínculo entrar em vigência. Segundo especialistas em direito desportivo ouvidos pelo jornal, tal fato caracteriza uma operação irregular. 
O caso é simples: o vínculo de empréstimo de Petros com o Corinthians foi rescindido em 1 de agosto, sexta-feira. Neste mesmo dia, o meia rompeu com o Sev-Hortolândia, clube com o qual tinha contrato em definitivo, e selou novo acordo com o time alvinegro. O problema, porém, é que, segundo o sistema da Federação Paulista de Futebol (FPF), este novo acordo com o Corinthians passou a valer em 2 de agosto, sábado, dia no qual não ocorrem atualizações do BID e nem registros nas federações estaduais.
O Lance! consultou advogados especialistas em direito desportivo e confirmou que o fato de um contrato que não estava em vigor ter aparecido no BID invalida a operação. E é aí que o Corinthians pode se prejudicar, já que Petros atuou em outros seis jogos (quatro pela Série A e dois pela Copa do Brasil) depois da assinatura do contrato. Ele teria, então, atuado de forma irregular.
A publicação também apurou que a CBF já está ciente da situação de Petros e que não tem a intenção de levar o caso ao STJD. A responsabilidade é das federações estaduais, que recebem dos clubes os dados e enviam as solicitações de registro de jogadores à entidade nacional. Caso o tribunal seja envolvido no caso, porém, o Corinthians pode se complicar e perder pontos no Campeonato Brasileiro.  
Fonte: http://esportes.terra.com.br/corinthians/erro-em-registro-de-petros-no-bid-pode-complicar-corinthians,ff9c03647d638410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html