sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Locais por onde você poderá passar pela Porta Santa do Jubileu da Misericórida

Abertura da Porta Santa na Diocese de Joinville
O rito inicial do Jubileu começa com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro. Esta porta só se abre durante um Ano Santo. A abertura da porta significa que se abre um caminho extraordinário para a salvação. Durante o rito, o papa deve tocar a porta com um martelo três vezes enquanto diz: “Aperite mihi leva justitiae, ingressus in eas confitebor Domino”- “Abram-me as portas da justiça; entrando por elas confessarei ao Senhor”. Quando se abrem, entoa-se o “Te Deum” e o Santo Padre atravessará esta porta junto com os seus acompanhantes.
Na Diocese de Joinville sugere-se que em cada um dos locais de peregrinação seja providenciada a Porta Santa. Sua abertura vai acontecer no dia 11 de dezembro, às 19h30, quando inicia oficialmente a Abertura do Jubileu da Misericórdia. Apenas dois locais da nossa diocese não participarão da abertura oficial nesta data: na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos (Jaraguá do Sul), será aberta a Porta da Misericórdia no dia 17 de dezembro, às 20h; e no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Joinville, o rito vai acontecer no dia 21 de dezembro, às 19h30.
Um dos sinais no Ano Santo é a peregrinação. De acordo com as orientações, cada pessoa deverá fazer, segundo as próprias forças, uma peregrinação. Em nossa diocese, as peregrinações serão realizadas aos Santuários Diocesanos e paróquias previamente determinadas (conforme segue abaixo), de acordo com a realidade de cada uma das comarcas. 

Locais e datas para a realização das peregrinações:
Catedral São Francisco Xavier - dia 3 de cada mês;
Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Joinville - 1ª sexta-feira de cada mês;
Santuário Senhor Bom Jesus, de Araquari - dia 6 de cada mês;
Santuário Nossa Senhora da Graça, em São Francisco do Sul - dia 8 de cada mês;
Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Mafra - dia 12 de cada mês;
Paróquia Puríssimo Coração de Maria, em São Bento do Sul - 1º sábado de cada mês;
Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos - dia 17 de cada mês;
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Joinville - dia 27 de cada mês.
           
Obs.: A Comunidade de Vida “Arca da Aliança”, durante o Carnaval, na celebração do “Queremos Deus”, também será local de peregrinação.