terça-feira, 10 de setembro de 2019

Racismo na Copa do Brasil é ignorado por CBF e STJD

Copa do Brasil - 2014
Na disputa da Copa do Brasil de 2014 protagonizou uma cena lamentável: Uma torcedora do GRÊMIO chamou aos gritos um atleta do SANTOS de 'MACACO'.
Flagrada pelas câmeras da ESPN chamando o goleiro Aranha, do Santos, de "macaco", a torcedora gremista Patrícia Moreira foi afastada nesta sexta-feira de seu trabalho, no Centro Médico Odontológico da Brigada Militar, informou a assessoria de comunicação da corporação. Ela é funcionária de uma cooperativa que presta serviços à Brigada.



Por culpa das manifestações racistas de uma parcela de sua torcida, inclusive, o Grêmio foi excluído da competição pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

De acordo com o CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), atitudes discriminatórias, que consideram também em razão de raça e de cor, podem acarretar uma punição pesada às entidades desportivas aos quais os responsáveis pelos xingamentos são vinculados.




Copa do Brasil - 2019
Estranhamente, não se viu a imprensa se mobilizando da mesma forma no episódio que vimos no confronto entre GRÊMIO e ATHLÉTICO-PR, também pela Copa do Brasil.
Neste embate, novamente as câmeras flagraram um novo caso de racismo.
Uma torcedora do Athlético-PR fez o mesmo que a do Grêmio havia feito em 2014, da mureta da arquibancada xingou um atleta do clube adversário de 'MACACO' (Veja o vídeo abaixo).



Não se ouviu UM cronista esportivo do país levantar este assunto. Porque? Porque não era um clube do sudeste? Porque era com um clube do sul?
Não queremos privilégios, queremos apenas JUSTIÇA.
Onde está o STJD?