Chamava-se Franz Krieger e era um repórter fotográfico austríaco. É ele o fotógrafo misterioso de Adolf Hitler, autor de várias fotos inéditas do ditador alemão ontem publicadas no "The New York Times" e no "Der Spiegel".
Ambos os jornais fizeram apelos aos leitores para que ajudassem na identificação do seu autor.
Harriet Scharnberg, historiadora alemã, identificou Franz Krieger, falecido em 1993, como o autor das fotografias, feitas em 1941. O álbum fotográfico agora publicado reúne dezenas de fotografias a preto e branco de Adolf Hitler, de vários soldados e oficiais nazis e de prisioneiros em campos de concentração.
Hitler com o regente da Hungria
Adolf Hitler aparece em quatro páginas do livro, rodeado de militares, aguardando numa estação de comboios a chegada do então regente da Hungria, Miklós Horthy, segundo apurou o "The New York Times".
No parecer de Harriet Scharnberg, as fotografias, de grande qualidade, foram tiradas há 70 anos, no verão de 1941, quando Krieger acompanhou as forças nazis pela frente leste, na qualidade de membro da formação nazi que tratava da logística do regime.
A fonte que cedeu as fotografias ao "The New York Times" e ao "Der Spiegel" preferiu manter o anonimato. Sabe-se apenas que se trata de um homem que vive em Nova Iorque e está ligado ao setor da moda.