Ainda juntando os cacos após um primeiro semestre traumático, o Flamengo já tem um
exemplo a seguir quando entrar em campo pelo Campeonato Brasileiro. Para superar a crise, o clube rubro-negro vai se inspirar no fracasso do Corinthians no ano passado. Após um começo de ano turbulento, o clube paulista deu a volta por cima no segundo semestre e conquistou o título nacional.
Diferente do Flamengo, o Corinthians sequer conseguiu alcançar a fase de grupos da Copa Libertadores. A primeira grande decepção foi logo em fevereiro de 2011, quando a equipe foi eliminada na Pré-Libertadores pelo modesto Tolima, da Colômbia.A torcida mal teve tempo de se recuperar do baque quando o atacante Ronaldo anunciou sua aposentadoria duas semanas após a eliminação. Além da mágoa com a saída precoce da competição, o Fenômeno alegou que não conseguia mais suportar as dores físicas causadas por uma longa sequência de lesões.
Como se já não bastasse, o Corinthians ainda foi derrotado pelo Santos de Neymar na final do Campeonato Paulista e fechou o primeiro semestre em clima de luto. A diferença é que o clube alvinegro soube usar a inatividade a seu favor e, no período em que ficou sem jogar, voltou todas as suas atenções para os preparativos do Campeonato Brasileiro.
O resultado veio dentro de campo: nas 10 primeiras rodadas, a equipe do técnico Tite venceu oito jogos e empatou dois, se isolando na liderança da competição. O Corinthians chegou a sair da ponta em alguns momentos do torneio, mas a "gordura" acumulada nos primeiros jogos garantiu à equipe um grande diferencial.
"O Corinthians fez um ótimo Campeonato Brasileiro no ano passado e realmente teve um começo muito bom. Esperamos fazer o mesmo que eles. Queremos começar bem a competição para lutar pelo título", disse Kleberson.
Fonte: http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2012/05/17/fla-usa-fiasco-corintiano-como-exemplo-para-driblar-crise-e-triunfar-no-brasileiro.htm