terça-feira, 24 de maio de 2011

Gelo em sensor é possível causa de acidente do voo 447, diz revista

Autoridades do orgão francês que controla a investigação, o Bureau de Investigações e Análises (BEA na sigla em francês), afirmaram na semana passada que no fim da próxima semana divulgarão oficialmente as primeiras descobertas sobre as informações contidas nas caixas-pretas do avião, recuperadas recentemente do fundo do oceano.
Em 2009, com 228 pessoas a bordo, teria sofrido uma súbita parada provocada pelo gelo acumulado nas sondas pitot, segundo o semanário alemão "Der Spiegel", que cita um investigador do acidente. Essa causa já era uma das mais citadas por especialistas, mesmo antes das caixas-pretas serem localizadas.

Antes mesmo de encontrar as caixas-pretas, em relatórios divulgados no ano passado, o BEA informava que não podia esclarecer o que causou o acidente, mas sabia que não houve "despressurização durante o voo" e pôs em dúvida a confiabilidade dos sensores de velocidade, chamadas de sondas pitot, mas ressaltava que isso não significava que tenham sido os responsáveis pelo acidente. Em seu relatório de 2010, o órgão francês recomendou que sejam determinados novos padrões para testes destes sensores, pois eles podem sofrer alterações em altitudes elevadas, caso haja acúmulo de gelo.
O "Der Spiegel", citando um especialista que pediu o anonimato, garante que as causas exatas do acidente não são conhecidas, mas que a informação das caixas-pretas sugere que as sondas de velocidade da aeronave, conhecidas como sondas Pitot, congelaram, o que provocou uma falha na velocidade do Airbus.