sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Frio mata quase 200 pessoas na Europa

O número de mortos por hipotermia no inverno intenso que aflige a Europa já chegou a quase 200. Na soma dos registros, o continente teve 170 pessoas vítimas do frio incomum. Só na Ucrânia, onde a temperatura chegou a -30°C , a soma dos mortos é de 101. Nos últimos sete dias, 64 foram achados nas ruas, 26 dentro de suas casas e 11 morreram enquanto recebiam tratamento no pior inverno do país dos últimos seis anos.
Ao divulgar o número, o ministério de Situações de Emergência do país acrescentou que mais de 1.200 pessoas foram hospitalizadas devido a hipotermia. Autoridades fecharam escolas e universidades e abriram cerca de 3 mil abrigos em todo o território. Hospitais estão sendo orientados a não liberar pacientes sem-teto para que não morram de frio.
Na Romênia, onde o frio já fez 22 vítimas, um bebê de quatro meses morreu de hipotermia dentro de casa. Autoridades recolheram outras nove crianças que estavam subnutridas e alertaram que mais de 1,500 correm risco.
- Nós estamos fazendo o nosso melhor para nos prepararmos contra o frio e se a vida de crianças corre risco, nós vamos tomar as medidas necessárias – disse o porta-voz do governo romeno, Tiberiu Bantas.