segunda-feira, 2 de abril de 2012

Desemprego entre jovens na Espanha supera 50%

Número do dia: 50,5%. É a taxa de desemprego entre os jovens espanhóis, a maior da Europa A taxa de desemprego na Espanha é a maior de toda a Europa e, entre os jovens, ela superou 50%, o que não acontecia desde pelo menos 1986, ano a partir do qual os dados desta pesquisa estão disponíveis no site do Eurostat, escritório de estatísticas da União Europeia.
Mais da metade (50,5%) dos
espanhóis com até 25 anos estava desempregada em fevereiro. Esse número mostra que o mercado de trabalho para os jovens na Espanha já está tão difícil quanto para os da Grécia, onde a taxa está em 50,4%.
Clique no mapa abaixo para ver os dados mais recentes de desemprego, geral e entre jovens, em países selecionados.
O desemprego na Espanha, seja a taxa geral ou a de jovens, não está muito mais alto do que em meados da década de 1990, conforme mostra o gráfico abaixo. Antes do euro, o mercado de trabalho espanhol passou por momentos difíceis. Em 1994, por exemplo, o taxa de desocupação superava 20% da população ativa e 40% dos jovens.
Os espanhóis viram melhoras consistentes nesse indicador apenas a partir de 1997, dois anos antes da criação do euro. Após a adesão à moeda única europeia, em 1999, o desemprego na Espanha continuou caindo até o final de 2007. Subiu um pouco no início de 2008, mas disparou mesmo foi depois que estourou a crise financeira internacional, em setembro de 2008.