quarta-feira, 4 de abril de 2012

Mulher de 80 anos pousa avião após morte de marido piloto

Uma mulher de 80 anos conseguiu pousar com sucesso um avião bimotor Cessna em um aeroporto no Estado americano de Wisconsin após o seu marido, que pilotava a aeronave, desmaiar, disse o administrador do local nesta terça-feira. Helen Collins, que nunca havia pilotado anteriormente, manteve a aeronave no ar por cerca de uma hora e conseguiu pousar em segurança na pista do aeroporto de Sturgeon Bay, no Condado de Door.

O casal havia decolado com seu bimotor da Geórgia, com destino a Sturgeon Bay, onde vivem. Quando o marido, John Collins, desmaiou, ela assumiu o controle e estabeleceu contato por rádio com o aeroporto, que a orientou a voar em círculos, enquanto um piloto local era chamado para ajudar, segundo Keith Kasbohm, administrador do aeroporto. O piloto decolou com o seu próprio avião e a guiou.
"Ela foi notável no rádio", disse Keith Kasbohm sobre o incidente, ocorrido na segunda-feira. "Ela manteve a compostura e parecia ser piloto há anos. Ela sabia o que fazer quando disseram para ela: 'Flaps para baixo, aumente o acelerador, levante o nariz do avião'. Ela estava fazendo bem", disse Kasbohm.
Depois de duas tentativas de pouso, a idosa avisou por rádio que um dos motores estava rateando por falta de combustível. Restava-lhe uma terceira tentativa. "Ela soltou o avião a cerca de 12 metros, e o trem de pouso dianteiro caiu com o segundo impacto. Ela derrapou e parou na pista. Ela estava bem", relatou o administrador.
Segundo as autoridades locais, John Collins foi pronunciado como morto posteriormente, enquanto Helen sofreu apenas lesões leves resultantes de um pouso atribulado e foi tratada em um hospital nos arredores do aeroporto.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5700630-EI8141,00-Mulher+de+anos+pousa+aviao+apos+morte+de+marido+piloto.html