quinta-feira, 12 de abril de 2012

Polícia de NY esvazia prédio por pacote com granada falsa

O pacote suspeito que provocou nesta quinta-feira o esvaziamento do edifício número dois do World Financial Center de Nova York, a poucos metros de onde ficava o World Trade Center, continha uma granada falsa, confirmou à Agência Efe um porta-voz da Polícia.
Os funcionários que foram retirados do edifício de escritórios já voltaram a seus postos de trabalho depois que a Polícia de Nova York confirmou que o objeto suspeito que estavam analisando tinha uma granada de brinquedo, detalhou o porta-voz.
Por volta de 10h55 da manhã no horário local (11h55 em Brasília), um dos guardas de segurança do edifício detectou um pacote suspeito em um aparelho de raios X durante um controle de segurança rotineiro, por isso que alertou a Polícia.
Os agentes enviaram imediatamente uma equipe para analisar o objeto e esvaziaram o edifício, um dos arranha-céus mais altos de Nova York, com 197 metros de altura, mas uma hora e meia depois determinaram que não havia nenhum perigo.
O edifício está a poucos metros de onde se situavam as Torres Gêmeas do World Trade Center que foram destruídas pelos ataques terroristas da rede Al Qaeda no dia 11 de setembro de 2001 e nos quais morreram quase 3 mil pessoas.
As autoridades de Nova York se mantêm em alerta permanente perante as possíveis ameaças à segurança da cidade, e nas últimas semanas averiguaram desde a aparição de uma fotografia em um site vinculado à rede terrorista Al Qaeda até a origem de cartas contaminadas dirigidas ao senado dos Estados Unidos.
Entre as ameaças terroristas sofridas na cidade está a ocorrida no final de maio de 2010, quando a Polícia interceptou um carro carregado com explosivos na Times Square.
Neste mesmo ano, a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey decidiu instalar medidas de segurança com tecnologia de uso militar para proteger de potenciais ataques terroristas o novo World Trade Center.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5715547-EI8141,00-Policia+de+NY+esvazia+predio+por+pacote+com+granada+falsa.html