quarta-feira, 3 de abril de 2013

Bomba da Segunda Guerra Mundial é desarmada por peritos em Berlim

Trens que passariam pela Estação Central de Berlim nesta terça-feira (03/04) tiveram de ser desviados, e aviões que pousariam no Aeroporto de Tegel foram obrigados a esperar enquanto peritos desativavam, em um procedimento bastante delicado, uma bomba de 100 quilogramas da Segunda Guerra Mundial encravada na capital alemã.
A área, em Moabit, próxima à estação Westhafen, ao Parlamento alemão e à chancelaria, precisou ser isolada e casas foram evacuadas. A bomba, de origem soviética, foi encontrada durante as obras em uma linha de trem que corta a capital do país. De acordo com a rede estatal Deutsche Welle, há pelo menos 100 mil explosivos da Segunda Guerra enterrados em solo alemão. O trabalho para remoção precisa ser feito pelo governo.
Cerca de 250 policiais foram convocados para dar início ao processo de evacuação da área, perto das 10 da manhã, batendo de porta em porta e pedindo para que os moradores deixassem as casas. “Essa é a nossa primeira bomba do ano”, disse Matthias Rabe, policial e especialista em explosivos, ao jornal Berliner Zeitung.
No ano passado, pelo menos três grandes bombas da Segunda Guerra foram detonadas na Alemanha. Cada uma pesava mais de 250 quilos. Em Munique, a detonação de uma delas causou estragos em 17 edifícios. Em 2011, a cidade de Koblenz, com 45 mil habitantes, precisou ser completamente evacuada para que uma bomba de 1,8 toneladas pudesse ser desativada com sucesso.
A bomba de Berlim, desarmada hoje, não causou estragos. Ao final, os peritos posaram para fotos ao lado do artefato já desarmado, com o pino de detonação nas mãos.

Fonte: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/28160/bomba+da+segunda+guerra+mundial+e+desarmada+por+peritos+em+berlim.shtml