sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Militantes ateiam fogo na última igreja católica do Iêmen

Militantes mascarados incendiaram a igreja de São José, em Áden, provavelmente o último oratório católico que funcionava no Iêmen. O templo, também conhecido como a Sagrada Família, tinha sido vandalizado na noite anterior, quando, de acordo com a agência AFP, foi retirada sua cruz. Embora ninguém tenha reivindicado a responsabilidade pelo ataque, a suspeita recai sobre a al-Qaeda.

O grupo terrorista aproveitou a intervenção militar saudita contra os rebeldes houthis para ampliar sua presença no país mais pobre da Península Arábica.
Soldados da coalizão árabe conseguiram tirar Áden das mãos dos houthis em julho passado com a ajuda de uma aliança de sulistas resistentes e de grupos islâmicos. Desde então, os militares acusaram os militantes da al-Qaeda de vários ataques contra as forças pró-governo.
Moradores da cidade portuária queixam-se da presença nas ruas de homens armados “de fora”.
— A al-Qaeda destruiu a última igreja católica de Áden — lamentou um embaixador iemenita no exílio.
Para ele, um muçulmano como 99% dos iemenitas, a intransigência não só destaca o perigo jihadista, mas também vai contra a riqueza cultural de seu país.
Até a retirada do Reino Unido, em 1967, Áden tinha 22 igrejas para atender aos seus muitos residentes britânicos, das quais algumas continuaram funcionando. Seus frequentadores eram trabalhadores indianos e filipinos, refugiados africanos e uma pequena minoria cristã local.
Fonte: http://oglobo.globo.com/mundo/militantes-ateiam-fogo-na-ultima-igreja-catolica-do-iemen-17531068