Nem escocês, nem brasileiro. O responsável por jogar uma banana na direção de Neymar durante a partida entre Brasil e Escócia, domingo, foi um adolescente alemão. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo Arsenal, dono do Emirates Stadium em Londres. Porém, segundo os Gunners, o rapaz não teve intenção de ofender com racismo e não será punido pela polícia.
Em um comunicado oficial, o Arsenal disse que a polícia de Londres comunicou que o turista alemão confessou ter atirado a fruta no gramado logo após o segundo gol de Neymar, de pênalti, na vitória da Seleção por 2 a 0. O jovem estava sentado perto de torcedores brasileiros, na ala norte do estádio.- A polícia constatou que não houve ofensa racista e confirmou que nenhuma ação será tomada.
Logo depois da partida, Neymar classificou o gesto como racismo e reclamou em entrevista ao SporTV:
- Esse clima de racismo é totalmente triste. A gente sai do nosso país, vem jogar aqui e acontece isso. Prefiro nem tocar no assunto, para não virar uma bola de neve.
Porém, o atacante decidiu que não fará uma reclamação formal sobre o incidente. Principais suspeitos da ofensa, os escoceses se defenderam. Dirigentes e torcedores garantiram que não foram os responsáveis pela banana no gramado.
- Os milhares de fãs escoceses que foram ao Emirates condenam esse tipo de comportamento. Eles são conhecidos no mundo pela educação impecável. Ele ajudaram a criar um maravilhoso espetáculo - disse um porta-voz da Federação Escocesa de Futebol.
O tabloide inglês "The Sun" divulgou até um vídeo que mostrava que a maioria dos torcedores localizados atrás do gol onde aconteceu o problema era formada por brasileiros, levantando a dúvida sobre quem teria jogado a banana.