quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mais fria do País, cidade da serra de SC registra -7°C

7 de julho  - Cidade mais fria do País, Urupema voltou a ter temperaturas negativas nesta quinta-feira. Foto: Marília Oliveira / Prefeitura de Urupema/DivulgaçãoAs temperaturas na serra catarinense voltaram a ser as mais baixas do Brasil nesta quinta-feira. Em boa parte do Estado, a temperatura mínima do ar ficou abaixo de zero. De acordo com a medição do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), Urupema chegou a ter um frio de -7°C nesta manhã.
A cidade, que vem registrando as menores temperaturas do País, amanheceu com os campos e o centro da cidade pintados de branco pela forte geada da noite. As aulas na rede estadual de ensino começaram cerca de uma hora mais tarde nesta manhã devido ao frio intenso. Apesar de atrair turistas, o inverno em Urupema tem causado a quebra de hidrômetros, o rompimento de tubulações, cujo congelamento causa falta de água nas residências, e problemas nos carros.
As regiões do oeste, meio-oeste e planalto catarinenses estão situadas a quase 1 mil m de altitude, o que é relevante para o registro contínuo de temperaturas baixas. Um dos fatores mais significativos desde o início do inverno é que o litoral de Santa Catarina tem registrado temperaturas muito baixas, com máximas que sequer atingem a casa de 20°C.
Nos próximos dias, temperaturas negativas ainda devem se repetir nas áreas altas do oeste ao planalto catarinenses, com formação de geada de intensidade moderada até forte. No litoral e no Vale do Itajaí, as temperaturas devem variar entre 1ºC e 6ºC, ainda com chance de geada fraca, segundo o Ciram. Nos planaltos norte e sul, a mínima deve variar entre -3°C e -5°C. Já no oeste e meio Oeste, a variação deve ficar entre -2°C e 4°C.

http://migre.me/5csws