quinta-feira, 7 de julho de 2011

Partidos que querem disputar 2012 têm 3 meses para registro

Os partidos políticos que pretendem lançar candidatos nas eleições 2012 têm, a partir desta quinta-feira, três meses para obter o registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os partidos precisam estar registrados no TSE um ano antes das eleições para concorrer ao pleito. Como o primeiro turno das próximas eleições ocorrerá no dia 7 de outubro de 2012, restam apenas 90 dias para que partidos em fase de criação busquem seus registros na Justiça Eleitoral.
Segundo o TSE, 27 partidos registrados até o momento estão habilitados a lançar candidatos às eleições 2012. Na última década, o TSE recebeu nove pedidos de registro de partidos políticos, sendo que indeferiu sete deles e deferiu os registros do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e do Partido Socialismo e Liberdade (Psol).
Nesse período, o TSE recebeu ainda dois pedidos de fusão de partidos. A Corte deferiu a fusão do Partido Liberal (PL) e do Partido da Reedificação da Ordem Nacional (Prona) para a criação do Partido da República (PR). No outro pedido apresentado, o Partido da Mobilização Nacional (PMN) e o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) desistiram posteriormente da fusão.

http://migre.me/5csCi