sexta-feira, 13 de abril de 2012

Morador indignado com a dengue pede 'ajuda' e denuncia ferro velho

Na mesma semana em que a primeira morte por dengue hemorrágica foi confirmada em Cuiabá, no bairro Tijucal, dezenas de relatos de inoperância por parte da Prefeitura Municipal com relação à fiscalização e autuação das pessoas que criminosamente mantém criadouros do mosquito em casa ou em estabelecimentos comerciais, chegam à redação do Olhar Direto.
Desta vez, um morador do bairro Dom Aquino, cansado de denunciar às autoridades competentes sobre os inúmeros criadouros do mosquito da dengue, fotografou e enviou à redação um dos locais que ele considera mais preocupantes, que é um ferro velho a céu aberto onde carcaças de automóveis e entulhos acumulam água e criam ambiente propício para reprodução do mosquito.
No e-mail o morador faz um apelo por ajuda. “Tem mais de 50 carcaças de carros, muitas peças, muito lixo, muitos insetos, árvores, esgoto, ratos, baratas, aranha, escorpião, cobras e o mais perigoso que é mosquito da dengue. Todas essas carcaças e peças, que acumulam todo esse lixo e água parada, ficam a céu aberto, sem nenhuma fiscalização, nenhuma providência. Aqui na vizinhança todo mundo já pegou dengue e já temos até caso de morte. O estado e o município gastam milhões com campanhas de combate a dengue, mas não fazem nada contra o maior foco de dengue, e o pior, no centro da capital. Já enviei e-mails para todas as autoridades, Centro de controle de zoonoses, Ministério Público, Secretarias de Saúde municipal e estadual, vários órgãos de imprensa, corpo de bombeiros, prefeitura de Cuiabá, pois nesse local, não há autorização do Corpo de Bombeiros e muito menos alvará de funcionamento. Já enviei várias vezes essa denúncia e até agora ninguém fez nada”, relata desesperado o morador.
O ferro velho em questão fica na rua Dr. Fernando Ferrari, nº230 esquina com Rua Conego P. Mendes, atrás da Pedra Bairro Dom Aquino. Desde o começo do ano, Mato Grosso registrou 12.703 notificações, um acréscimo de 155% em relação ao ano passado, quando foram registrados 4.967 casos da doença. Com a morte registrada no Tijucal, passam para 3 os casos fatais, sendo que 2 estão sob investigação, na área metropolitana da Capital e Várzea Grande.
Fonte: http://www.jcorreio.com.br/index/noticias/id-3087/morador_indignado_com_a_dengue_pede_e_39_ajudae_39__e_denuncia_ferro_velho