terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Mãe amarra filho dependente de crack com corrente para interná-lo


Dependente químico foi amarrado com corrente pela mãe (Foto: Tatiana Santiago/G1)
“Tive que prender meu filho numa corrente, no pé, amarrada na cama”. Esse é o relato de mais uma mãe que sofre com as consequências dos efeitos da dependência química do crack. Vinda de Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, a dona de casa Sônia Aparecida Klein, de 48 anos, foi obrigada a prender o filho em casa para trazê-lo ao Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), na Rua Prates, no Centro da capital, na manhã desta terça-feira (22).
No segundo dia da parceria firmada entre o Cratod, Justiça e Ministério Público, familiares e dependentes químicos aguardavam pelo atendimento em busca de uma vaga para tratamento na rede pública. Nesta segunda (21), o governo estadual iniciou um programa de internação compulsória e involuntária de dependentes químicos. Atormentada por ter um filho drogado que vive perambulando pelas ruas procurando formas ilícitas para sustentar o vício, Sônia diz não ter mais vida. “Não vivo mais, não trabalho, não me cuido, apenas vegeto”, desabafa. O filho de 22 anos vive há sete nas ruas e passa a maior parte do tempo na região da Cracolândia, no Centro. Depois de passar por quatro clínicas particulares e não ter tido sucesso, o jovem foi trazido à força pela mãe. “É pior ver meu filho na Cracolândia no meio dos zumbis do que preso a uma corrente”, afirma a mãe.
Apesar do pé e perna machucados pela corrente que o mantinha prisioneiro, o jovem concordou com a atitude da mãe. “Se ela não me amarrar, fujo na certa. Ela faz isso pro meu bem”. Na abstinência há três dias, ele reluta em ser internado e conta que já correu grandes perigos na rua. “Quase morri roubando um mercado”, conta ele que rouba alimentos para comprar drogas.
Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/01/mae-amarra-filho-dependente-de-crack-com-corrente-para-interna-lo.html