quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Carta ao Secretário de Educação de Santa Catarina


Caríssimo senhor Eduardo Deschamps, Secretário de Estado da Educação

Venho, na condição de presidente da Associação de Pais e Professores da Escola de Educação Básica Professor Rodolfo Meyer, levar até o vosso conhecimento as condições de nossa escola, pois temos encontrado extrema dificuldade para levar até nossas crianças e adolescentes aquilo que a Constituição Brasileira prevê no Artigo 205: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Fui eleito no presente ano para esta função por pais e professores que me conhecem de longa data, sabem dos valores que trago comigo e da vontade de contribuir para o bem da instituição.
Nesta instituição tive os meus primeiros contatos com o ensino. De 1981 a 1988 cursei os antigos ‘primário e ginásio’ nesta escola, na qual tenho os mais sinceros laços de carinho e zelo devido ter sido ela a porta de um mundo novo que ajudou a formar o meu caráter, meus valores e a forma saudável de eu enxergar o mundo pós ela.
Infelizmente, tornou-se uma condição normal o enorme abismo que separa o investimento nas escolas de Santa Catarina e o valor que a educação possui na formação dos catarinenses.
 Toda esta situação traz por conseqüência, preocupação a quem tem zelo por esta instituição, haja vista a quantidade de necessidades das estrutura física que a Escola de Educação Básica Professor Rodolfo Meyer possui.
Na condição de representante legítimo dos alunos, professores e dos pais que contribuem com seus impostos, permitindo que o Governo Estadual possa gerir a sua estrutura administrativa e investir das escolas nos municípios, eu elenco abaixo algumas das necessidades da Escola de Educação Básica Professor Rodolfo Meyer, contando com a sensibilidade do senhor Eduardo Deschamps, atual Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina:

Foto01: Como prédio principal da escola fica ao lado da quadra esportiva, semanalmente somos obrigados a trocar os vidros das janelas devido o fato dos mesmos serem quebrados por bolas na prática esportiva durante a disciplina de educação física. Solicitamos a instalação de grades de ferro nas janelas para evitar vidros quebrados e possíveis acidentes caso algum aluno se corte com os mesmos.






     Foto02: A falta de calhas nas duas extremidades do prédio principal provocam o acúmulo de limo e sujeira nas paredes e nas calçadas no local. Pedimos a limpeza e a pintura das paredes.






     Foto03: Na parte lateral da escola existe um buraco sob o muro. Temos receio de que o mesmo venha a cair sobre os alunos ou no terreno vizinho à escola podendo provocar um acidente mais sério. Solicitamos verba para realizarmos a manutenção desta situação.




    
Foto04: Necessitamos de grade no muro ao lado direito da escola para impedir que os alunos das séries maiores fujam da instituição.








       Foto05: As salas do prédio 02 da escola encontram-se com o teto comprometido, precisando ser completamente trocada a estrutura de madeira e o forro.



      



Foto06: A Escola de Educação Básica Professor Rodolfo Meyer ganhou alguns aparelhos condicionadores de ar para as salas de aula, mas não podem ser instalados devido a fiação elétrica da instituição ser muito antiga e não comportar todos os aparelhos ligados simultaneamente. Solicitamos verba necessária para mão de obra e o material da troca da instalação elétrica da escola. 





   Foto07: Os dois banheiros da instituição nunca passaram por reforma e encontram-se com pisos e aluzejos quebrados, oferecendo risco aos alunos e demais usuários dos mesmos. Solicitamos com urgência uma reforma nos banheiros.






         Foto08: O muro da parte frontal da escola encontra-se descascado e a grade acima dele coberta de ferrugem e já sem quase nenhuma tinta. Solicitamos verba necessária para a pintura da grade e do muro, haja vista ser a entrada da instituição.






Temos convivido nos últimos dias com as ameaças da fiscal sanitarista Lia Renata Abreu da Vigilância sanitária que tem anunciado nas redes sociais e jornais de nosso município que a escola será interditada nos próximos dias.
Reforçamos nosso respeito e apreço pelos trabalhos executados pela Secretaria de Estado da Educação ao longo dos últimos anos no município de Joinville.
Aproveitamos para lembrar o senhor Secretário que a Escola de Educação Básica Professor Rodolfo Meyer tem sido parceira do da Secretaria de Estado da Educação e do Governo do Estado em todas as ações solicitadas. Sempre que foi pedido a ajuda da escola, esta colocou-se sempre prontamente disposta a ajudar. Os trabalhos pioneiros realizados na cidade tiveram sempre seu início na Escola de Educação Básica Professor Rodolfo Meyer.
 Levando todas estas considerações em conta, esperamos que o senhor Eduardo Deschamps, Secretário de Estado da Educação, dê à Escola de Educação Básica Professor Rodolfo Meyer a atenção que esta merece, pois nestas quase quatro décadas de vida sempre foi parceira e representante à altura do Governo do Estado de Santa Catarina.

Joinville, 11 de dezembro de 2012.


Décio Góes
Presidente da APP
Escola de Educação Básica Professor Rudolfo Meyer